domingo, 6 de outubro de 2019

Inspeção em Ganchos

É muito importante que os ganchos passem por inspeções periódicas para garantir sua integridade. Existem alguns ensaios que são realizados no momento da inspeção, para analisar se o gancho e seus acessórios estão aptos para uma operação segura.

Normalmente são utilizados os ensaios dimensional, ultrassom e líquido penetrante para detectar algum tipo anomalia no gancho.

A STD realiza a inspeção em ganchos conforme normas de fabricação dos equipamentos. Atuamos com equipes especializadas e aptas para identificar possíveis descontinuidades que possam interferir na operação dos ganchos.

Ensaio Dimensional

Os ganchos devem ser examinados para verificar se as dimensões atuais estão em conformidade com as nominais.

Os ganchos devem ser substituídos quando:

1 – Torção maior que 10º;

2 – Abertura da garganta 15% maior que a abertura original;

3 – Trincas;

4 – Desgaste acentuado maior que 10%.



Ensaio de Líquido Penetrante

Primeiramente deve ser realizada a remoção total de tinta e/ou carepa presente no gancho.

Através do ensaio de líquido penetra



Exame de Ultrassom

Conforme a NBR 10070, 7.2.5: “O exame das descontinuidades internas deve ser feito nas hastes de todos os ganchos individualmente, desde que seja possível um perfeito acoplamento do cabeçote, através de ultrassom ou método equivalente, de forma a determinar se tais descontinuidades podem afetar a segurança dos ganchos”



Prazos

Conforme N-2170, 4.2: “A periodicidade das inspeções deve ser determinada em função das condições de uso de cada acessório pelo órgão de inspeção responsável.

Notas:

1. Recomenda-se que o período máximo para inspeção de todos os acessórios seja igual ou inferior 
a 1 ano.

2. Sempre que um acessório sofrer uma utilização anormal ou indevida, o acessório deve ser separado para inspeção”.

Abaixo segue o passo a passo da inspeção realizada nos ganchos e seus acessórios.

Inicialmente é realizada a retirada do gancho para inspeção, o gancho é transportado para uma bancada, onde é realizada uma limpeza mecânica com escovas rotativas e posteriormente uma limpeza química para eliminar graxas e óleos. Então realizamos uma inspeção visual e um ensaio por líquido penetrante em todo o gancho e em seguida uma inspeção visual do rolamento.

Á seguir é realizado uma nova limpeza para inspeção dimensional e ultrassom.

Após a finalização da inspeção é realizada uma nova lubrificação do gancho, e em seguida sua montagem de volta, é instalado um lacre de inspeção com data de inspeção em seguida são elaborados os relatórios da inspeção com o laudo.

Entre em contato ou saiba mais sobre nossos trabalhos em nosso site
www.stdengenharia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário