domingo, 20 de outubro de 2019

Prevenção de Corrosão em Estruturas de Acesso

As estruturas de acesso para os equipamentos devem estar sempre em boas condições. Devem ser realizadas inspeções de rotina nas estruturas, principalmente nas estruturas metálicas, que tendem a sofrer com processo corrosivo.

Para garantir a segurança dos operadores que acessam diariamente os equipamentos, as estruturas devem estar sempre íntegras, um dos principais fatores para prevenir a corrosão nas estruturas metálicas é manter o revestimento sempre íntegro e ter um plano de reparo ativo.

Corrosão em estruturas

A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas.

O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.

A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.

Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo, portanto, a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas. 

Galvanização
Aplicar camadas de zinco no aço protege contra oxidação, este processo é conhecido como galvanização e utiliza imersão a quente ou zincagem eletrolítica (eletro galvanização) a oxidação criada em peças de aço é transferida para a camada de zinco, protegendo então o aço contra danos.

Revestimento Orgânico (ou Mecânico)
Impermeabilização mecânica funciona como uma barreira entre elementos ambientais e o aço. Se essa camada exaurir, o aço é novamente exposto ao processo de corrosão. Existem vários tipos de materiais usados para revestimento mecânico (esmalte, verniz). Pintura orgânica é um dos métodos mais utilizados.

Manutenção Preventiva
O passo mais importante para evitar a corrosão é a manutenção das peças. Seguir quaisquer passos acima não garante proteção total contra ferrugem, a manutenção regular é necessária para garantir que a camada protetora ainda está agindo e o aço em boas condições.

No momento da inspeção as equipes da STD avaliam todas as estruturas de acesso para os equipamentos, para garantir que as mesmas estejam de acordo com as normas e sua situação estrutural não comprometa sua operação e a segurança dos trabalhadores. Gerando em seguida relatórios fotográficos e de medições indicando os problemas e recomendações para reparo.

Entre em contato ou saiba mais sobre nossos trabalhos em nosso site

Nenhum comentário:

Postar um comentário