domingo, 15 de setembro de 2019

Calibração e Manutenção do Manômetro

O manômetro é um equipamento utilizado para medir a pressão atmosférica e a pressão de gases e líquidos. As aplicações desse equipamento são diversas, podendo ser utilizado para medir a pressão em máquinas industriais, pneumáticas e etc...

É muito importante que o manômetro sempre esteja com suas manutenções e calibrações em dia, já que é através dele que os operadores dos equipamentos fazem as leituras. A STD conta com equipes especializadas em calibrações de manômetros. Com todo nosso conhecimento e experiência, sempre indicamos aos nossos clientes manter um plano de calibração periódico para evitar acidentes e/ou danos aos equipamentos.

Muitos dos aparatos empregados para a medida de pressões utilizam a pressão atmosférica como nível de referência e medem a diferença entre a pressão real ou absoluta e a pressão atmosférica, chamando-se a este valor pressão manométrica; tais aparatos recebem o nome de manômetros e funcionam segundo os mesmos princípios em que se fundamentam os barômetros de mercúrio e os aneroides. A pressão manométrica se expressa bem seja acima ou abaixo da pressão atmosférica. Os manômetros que servem para medir pressões inferiores à atmosférica se chamam manômetros de vácuo ou vacuômetros.

Um tipo de manômetro já com séculos de existência é o de coluna líquida. Este manômetro contém um tubo, no qual se coloca uma dada quantidade de líquido, ar ou outro gás. Neste método a pressão a medir é aplicada a uma das aberturas do tubo, enquanto uma pressão de referência é aplicada à outra abertura (geralmente a pressão atmosférica). A diferença entre as pressões é proporcional à diferença do nível do líquido, em que a constante de proporcionalidade é a massa volúmica do fluido.

Os manômetros de coluna líquida podem ser em forma de 'U' ou ter uma única coluna. Para se forçar o líquido a percorrer uma maior distância utilizam-se colunas com inclinação (uma vez que a pressão obriga a subir, o que exige um maior deslocamento no caso de a coluna estar inclinada), sendo necessário conhecer o ângulo relativo à horizontal com precisão. Os manômetros de coluna líquida podem ser divididos em manômetros de dois ramos abertos e manômetros truncados.

Tipos de Manômetros

Manômetro de Bourdon

O princípio de funcionamento do tubo de Bourdon é de certa forma simples.

Neste abaixo temos um tubo que pode ter um formato de “C”, onde uma de suas extremidades é fechada e a outra receberá a pressão do processo.

Este tubo tem uma seção oval, isto que dizer em uma linguagem mais simples que ele é “oco por dentro”. Quando o manômetro de Bourdon é exposto a uma pressão, o tubo tende a dilatar, gerando movimento em sua ponta fechada. Quando a pressão é aliviada, ele volta ao seu estado natural.

Lembra da lei de Hooke que falo logo acima? Então, esse tipo funciona usando esta lei. No entanto, temos mais itens internos para fazer a indicação da pressão.

O que acontece é que com o movimento do tubo, as engrenagens dentro do manômetro recebem a energia transferida pelo movimento do tubo.

Desta forma, o ponteiro se movimenta de acordo com a pressão aplicada através da transferência realizada pelo braço de articulação.

Manômetro tipo espiral

Como o nome já diz, o manômetro do tipo espiral tem um formato de acordo com o nome que foi dado, faz muito sentido certo?

Aqui temos um cenário parecido, onde a extremidade do tubo é também selada. Com a aplicação de pressão, o tubo tende a se movimentar gerando o desenrolamento que será proporcional a pressão aplicada.

Para que seja feita a indicação da pressão, sua extremidade também é conectada mecanicamente ao ponteiro para indicação da pressão.

Manômetro de diafragma

Com o nome já diz, este manômetro utiliza o movimento do diafragma para fazer o movimento do mecânico que é proporcional a pressão aplicada.

Existem diversos sensores de pressão que depende da deflexão de um diafragma para fazer a medição de pressão.

Você sabe como é um diafragma? Bom, ele é basicamente um disco flexível, sim simples assim! Além disso, este disco flexível pode ser plano ou ter ondulações concêntricas.

Manômetro Digital



A vida da bateria pode fazer uma grande diferença em um manômetro digital, como acontece com qualquer outro produto digital ou wireless. Os produtos de automação industrial sem fio já ultrapassaram a marca da década e estão se tornando mais difundidos a cada ano.

Eles têm muitas vantagens e, além de medições, também fornecem diagnósticos e todo tipo de informações extras. No entanto, eles introduziram uma nova variável na manutenção: Tempo de vida de bateria.

Se você quiser usar um manômetro digital ou qualquer outro produto sem fio, precisará monitorar o status da bateria. Esses dispositivos só facilitam: mas eles não mudam a bateria para você ainda.



Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Man%C3%B4metro / https://automacaoecartoons.com/2018/03/06/manometro-de-pressao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário