quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Fatores de Risco para um Tanque Colapsar

Um colapso em um tanque, pode ser ocasionado por um erro de operação e muitas vezes por erros mais simples, como obstruir os respiros no momento de uma manutenção, pintura etc...

Para evitar um colapso, é preciso ter uma ventilação adequada no equipamento, em qualquer tanque que contenha líquido. Os respiros e VPVs do tanque, devem estar sempre em boas condições operacionais e desobstruídos. Além disso, existem outros conjuntos de fatores que possam ocasionar um colapso.

O Fenômeno Físico é o vácuo, onde a pressão interna do Tanque se torna muito inferior que a externa, ou seja, criando uma pressão negativa (“vácuo”) em relação a pressão atmosférica do lado de fora do Tanque. Desta forma, chega um ponto em que a Pressão Atmosférica age sobre o Tanque com o vácuo, comprimindo e deformando subitamente o mesmo. Se fôssemos fazer uma analogia, seria quando amassamos com as mãos uma latinha de refrigerante vazia, onde a pressão externa das mãos é infinitamente superior, deformando a latinha em fração de segundos.

Pois bem, voltando a deformação dos Tanques, quando esse tipo de deformação ocorre dizemos que o Tanque Colapsou ou simplesmente “murchou”, causando vários transtornos econômicos para a Indústria.

Em outras situações, os Tanques entram em colapso provocado simples ações, como o respiro do Tanque obstruído por um saco plástico ou um ninho de abelhas instalado sobre o mesmo.

Os respiros podem ser bloqueados por pessoas bem-intencionadas sem maldade alguma, elas podem colocar sacos plásticos sobre os respiros ou outras aberturas de Tanques durante manutenções, sanitizações ou paradas para proteger da chuva ou impedir que sujeiras entrem nos Tanques, e acabam esquecendo de remover os sacos plásticos. Se fizer isso, liste todas essas coberturas e as remova antes da partida.

É preciso sempre ter em mente que é extremamente crucial ter uma ventilação adequada - EM QUALQUER tanque que contenha líquido. Se houver uma bomba conectada ao tanque e aspirando o tanque, é imperativo ventilar adequadamente o tanque.

Quando a pressão aumenta no tanque - devido ao aquecimento, expansão ou vaporização do produto - a válvula do tanque permite que a pressão seja liberada ou esgotada. Assim, uma abertura pode funcionar de duas maneiras diferentes:

Primeiro, ajuda um tanque a não entrar em colapso se for criado um vácuo no sistema de tubulação. Em segundo lugar, a abertura da válvula permite que um tanque respire para fora se o líquido dentro do tanque começar a vaporizar - quando um líquido se vaporiza e se transforma em gás, ele realmente ocupa mais espaço. Isso pode ser visto com um pequeno tanque de gás de plástico, se deixado de fora ao sol. Enquanto um tanque pode entrar em colapso para dentro, ele também pode se romper para fora.

Pontos de Atenção:

1) Nunca cubra ou bloqueie o respiro atmosférico de um Tanque em operação, mantenha os respiros e VPVs sempre em boas condições operacionais;

2) Em serviços de limpeza que envolvem lavagem para remoção de sujeiras, verifique regularmente se possui entupimentos em respiros de Tanques.

3) Nunca feche todos os bocais do tanque, mesmo que esteja fora de operação e vazio.

Referências:

https://www.dultmeier.com/blog/petro/tanks-not-properly-vented/





Nenhum comentário:

Postar um comentário