terça-feira, 15 de março de 2016

Teste Hidrostático - TH

Porque é importante realizar o teste hidrostático-TH: 

O ensaio destrutivo TH tem por finalidade a verificação de possíveis vazamentos em soldas, roscas, partes mandrilhadas e em outras ligações no próprio vaso de pressão, caldeira, tubulação, tanques ou em seus acessórios externos ou internos.
Uma das funções do teste hidrostático é testar “mecânicamente” o equipamento, ou seja, imprimir uma pressão superior às pressões normais de operação e desta maneira “estressar”  o equipamento a fim de identificar possíveis defeitos.

É por isso e de toda conveniência que a pressão de teste seja a mais alta possível, compatível com a segurança da parte mais fraca do equipamento que esteja submetida à pressão de teste. Por essa razão, o teste hidrostático deve ser feito para todos os vasos de pressão e demais equipamento que trabalham pressurizados, inclusive para os que trabalham com pressões negativas.

A STD tem o compromisso de garantir a qualidade dos testes nos equipamentos. Se o mesmo não foi testado inicialmente na fabricação e/ou não tem documentação que comprove o teste hidrostático do equipamento, deve ser realizado o procedimento e anexado o resultado do teste ao seu prontuário. O teste deve ser feito por profissional qualificado e apto ao serviço.

A STD possui o que há de mais moderno, em termos de equipamentos, para a realização de testes hidrostáticos, desde bombas de alta pressão indo até registradores gráficos de pressão e temperatura.

Ao longo destes 20 anos de experiência, a STD testou os mais diversos tipos de equipamentos, nas mais diversas condições e instalações operacionais, desde industrias farmacêuticas, alimentícias, passando por siderúrgicas e chegando até as plataformas de petróleo Brasil à fora. Além disso a STD se especializou na realização de testes hidrostático em dutos, garantido a integridade deste tipo de ativo.

Exclusão de teste hidrostático periódico:

Os Vasos de Pressão enquadrados na NR-13 devem obrigatoriamente ser submetidos a teste hidrostático em sua fase de fabricação, com comprovação por meio de laudo assinado por Profissional Habilitado, e ter o valor da pressão de teste afixado em sua placa de identificação.

Na falta de comprovação documental de que o teste hidrostático tenha sido realizado na fase de fabricação, a critério do Profissional Habilitado, o teste hidrostático deve ser realizado na próxima inspeção periódica. Portanto não há mais uma frequência definida para a realização do teste hidrostático periodicamente.

Além do exposto acima, a STD reforça a importância de que o profissional habilitado e os inspetores avaliem caso a caso, e que em caso de dúvida e mesmo com a comprovação de realização prévia do TH, este teste seja refeito, quantas vezes forem necessárias a fim de garantir a integridade do ativo.

Referência: Disponível em:http://www.mecanicaindustrial.com.br/175-o-que-e-um-teste-hidrostatico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário