segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vasos de Pressão

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

É de completa importância a realização das inspeções iniciais e periódicas, conforme a
NR-13. No entanto, para efeito de adequação a norma regulamentadora vigente NR-13, não são todos os vasos de pressão que estão sujeitos a sua aplicação.

Toda a manutenção dos vasos de pressão deve ser feita de acordo com o código de projeto. Quando necessário fazer algum reparo no equipamento, os funcionários que trabalham com a máquina ou ao redor dela devem ser informados, os materiais utilizados no processo devem ser os pré-determinados pelo projeto e se envolver soldagem, o equipamento deve passar por testes hidrostáticos.
Para garantir o bom funcionamento do equipamento e a segurança dos funcionários que trabalham com vasos de pressão, ele deve passar por algumas inspeções de segurança.
A primeira delas é a inspeção inicial, o procedimento é feito em um equipamento novo dentro da fábrica onde ele irá operar.
Depois de instalado e já trabalhando, o equipamento deve passar por inspeções periódicas.
A NR-13 possui duas tabelas de periodicidade para essas inspeções. A diferença entre as duas é quando a fábrica possui ou não serviço próprio de inspeção de equipamentos.

É muito importante seguir de maneira assídua todas essas normas. Quem não cumpre corre riscos de toda ordem. As normas de segurança visam garantir que estes equipamentos operem de forma segura. Portanto, o primeiro risco decorrente da não aplicação correta das mesmas é o de acidentes com danos pessoais. Além dos danos pessoais, há também os prejuízos materiais com a parada dos equipamentos, por conta de acidentes, vazamentos, explosões, entupimentos e etc.


Mesmo que não ocorram acidentes num primeiro momento, há ainda o risco de penalizações por conta de fiscalizações que constatem o não cumprimento das normas de segurança aplicáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário