terça-feira, 7 de julho de 2020

Caso Cervejaria Backer

Entenda a importância de seguir as recomendações do fabricante, a qualificação dos trabalhadores e principalmente realizar as inspeções periódicas e de rotina nos tanques.

Segundo a reportagem do fantástico da tv Globo, um erro grosseiro em um dos tanques de fabricação das cervejas da Backer foi o responsável pela morte de sete pessoas e a intoxicação de outras 22, que ficaram com sequelas graves.

Por acreditar que o dietilenoglicol, uma substância tóxica que causou os óbitos e os diversos problemas de saúde entre as vítimas, estava evaporando, um funcionário fazia a reposição do produto periodicamente. Porém, o líquido estava vazando para dentro do tanque após um furo provocado por uma sonda. O que poderia ser evitado, caso houvesse uma inspeção de rotina no equipamento e a qualificação adequada do funcionário.

Conforme a reportagem do "Fantástico", a Backer ainda não teria seguido as recomendações do fabricante, que recomendava o uso de álcool na refrigeração, e não do mono ou dietilenoglicol – por isso, a empresa teria assumido o risco.

Para o tanque armazenar u
m determinado produto, é necessário que o equipamento seja fabricado para estocar o produto específico, pois possuem algumas variáveis que influenciam na operação. Segue alguns exemplos:

  • Cada produto possui uma densidade e necessita de uma espessura mínima para operar, ou seja, se o tanque foi projetado para “Gasolina” e operar com “Diesel” já possui uma diferença de densidade que talvez ele não suporte. (Necessita de cálculo).

  • O tipo de material utilizado em relação ao produto que será armazenado também é um fator relevante, pois para cada produto tem uma taxa de corrosão e reação ao material.

  • O operador deve ter qualificação para a função, para que saiba exatamente os procedimentos que devem ser realizados e analisar os indícios que possam indicar um possível vazamento ou outro tipo de defeito durante a operação.

Reforçamos que o equipamento deve ser utilizado conforme indicado pelo fabricante, dessa forma diminui o risco de acidente e problemas na operação do equipamento.


Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/caso-backer-erro-fez-funcionario-repor-substancia-em-tanque-sem-saber-do-furo-1.2349177

Nenhum comentário:

Postar um comentário