segunda-feira, 20 de maio de 2019

Importância do Revestimento em Tanques e Tubulações

Um dos itens mais importantes no momento da inspeção dos equipamentos é a situação do revestimento, pois é importante garantir que os equipamentos industriais estejam protegidos contra a ação de diversos fatores ligados a ação do tempo. A corrosão costuma ser um destes fatores, tendo grande potencial em danificar os equipamentos.

Para a pintura de tanques industriais considera-se basicamente duas etapas essenciais. Elas são caracterizadas como pré-tratamento – processo representado pelo jateamento e a pintura propriamente dita.

Ambos os processos devem ser realizados conforme rigorosos padrões de excelência, evitando a ocorrência de qualquer tipo de falha, garantindo que os objetivos da pintura sejam atingidos.

Primeiramente, a superfície deve passar pelo processo de jateamento abrasivo. Esse processo é caracterizado por tornar a superfície preparada para receber as camadas de tinta necessárias, permitindo a obtenção de ganhos na qualidade final do acabamento.


Durante o procedimento do jateamento, um fluxo de material abrasivo de alta velocidade será propulsionado contra a superfície do tanque, erodindo-a e deixando-a mais rugosa.


Esse processo também tem a função de remover todas as impurezas presentes, as quais prejudicariam a aderência da tinta, permitindo perfeita aderência da tinta, além de proporcionar maior resistência, durabilidade e, consequentemente, um excelente custo-benefício.


A etapa seguinte é a pintura. Neste processo podem ser utilizados rolos e pincéis, além de diversos tipos de pistolas de pintura.

Para a aplicação da pintura são adotados 2 métodos:
– Espelhamento: Processo onde a tinta líquida, como se encontra ao recipiente, é aplicada espalhando-se na superfície do equipamento;

– Pulverização: Neste processo a tinta líquida é pulverizada antes de chegar à superfície, processo feito por meio de pistolas convencionais com auxílio de ar comprimido ou pistolas sem ar.

Tanto o jateamento quanto a pintura de tanques industriais significam alcançar aumento na durabilidade e na vida útil, pois permitem que sejam realizados tratamentos importantes contra agentes corrosivos e abrasivos, permitindo assim que o tanque resista a estas condições sem que haja qualquer tipo de desgaste.

Benefícios da pintura adequada em tanques industriais
O processo de pintura em tanques industriais representa um procedimento que proporciona diversos benefícios à indústria quando realizada de acordo com todas as normas reguladoras.

O benefício mais importante é, sem dúvidas, a proteção anticorrosiva. Mas há diversos outros benefícios que serão alcançados quando a pintura for adequada.

Assim, entre os outros benefícios com importância, pode-se ressaltar:
  • Garantir qualidade e padrão estéticos a tanques industriais; 
  • Auxílio na segurança industrial; 
  • Impermeabilização; 
  • Diminuição da rugosidade, facilitando a limpeza e o escoamento de fluidos; 
  • Proporciona facilidade na identificação de fluidos presentes nos tanques. 
Por fim, para que a indústria se beneficie de todas essas vantagens, a pintura de tanques industriais deve ser conduzida por profissionais especializados e devidamente capacitados, que façam uso de materiais, tintas e equipamentos de máxima qualidade, garantindo a obtenção de excelentes e duradouros resultados.

Pintura em Tubulações
Tubulações industriais sofrem desgastes por conta de agentes agressivos do meio. A Pintura de tubulações industriais há algum tempo, servia principalmente para fins protetivos dos canos, mas atualmente esse serviço transforma-se cada vez mais em uma medida necessária. Não somente por conta de maior comodidade, mas também por cumprimento de normas.
Normas estas que podem transformar a Pintura de tubulações industriais em uma pendência a ser eliminada, mas ao entender suas finalidades entende-se também a importância e os retornos positivos desse investimento necessário. 

Principais funções da pintura de tubulações industriais
Um dos problemas em dutos industriais é a corrosão. Esse fenômeno ocorre por contato com os elementos do meio industrial. Ao aplicar a Pintura de tubulações industriais, a vida útil desses condutores é extremamente elevada, pois a pintura oferece proteção ao material.

Mas a NBR 6463, norma que especifica medidas importantes para o assunto em questão, requer Pintura de tubulações industriais para fácil identificação de substâncias conduzidas.

E essa função, atualmente pode ser considerada a principal.

Tubulações industriais identificadas representam segurança
As especificações da norma citada não visam estética do ambiente industrial, embora a Pintura de tubulações industriais também contribua para isso. Ela estabelece uma cor para cada tipo de fluido conduzido. Essa medida auxilia nas manutenções e no cuidado com fluidos mais sensíveis, como os inflamáveis.

Ao utilizar o código de cores nas tubulações industriais fica muito mais fácil realizar manutenções nos dutos e canos, já que se pode ir diretamente ao foco do problema sem ter de consultar projetos ou profissionais que conheçam as localizações. Água, ar, combustíveis, vapor, cada um tem sua cor.

A Pintura de tubulações industriais se faz extremamente útil por medidas de segurança, organização e economia, já que a troca por desgaste será menos frequente se a pintura for de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário