quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

História das Válvulas de Segurança

As válvulas de segurança são aplicadas em serviços com fluidos compressíveis, como gases e vapores, aliviando o excesso de pressão de forma rápida e instantânea.

Válvulas de alívio têm abertura proporcional ao aumento de pressão ao qual ela está instalada e após ser atingida a pressão de ajuste. São aplicadas principalmente em serviços com fluidos incompressíveis, ou seja, fluidos no estado líquido. Nessas válvulas o curso de abertura é sempre proporcional à sobre-pressão do sistema. Já as válvulas de alívio e segurança podem operar tanto com gases e vapores como com líquidos, dependendo da aplicação.

No final do século XVII, mais precisamente no ano de 1679, a primeira panela de pressão usando vapor pressurizado estava sendo inventada pelo ilustre físico e inventor Denis Papin. Durante a primeira demonstração de sua utilidade, em frente a toda a Sociedade Real francesa, sua mais nova invenção explodiu. Foi preciso, portanto, pensar em algo que conseguisse aliviar a pressão do vapor de dentro da panela. Foi aí que Papin inventou a primeira Válvula de Segurança e, apenas após isso, que sua panela de pressão operou corretamente e sem acidentes. Em 1681 ele conseguiu criar uma patente para a sua invenção.



As válvulas devem ser providas de dispositivo de acionamento manual (ALAVANCA) para comprovação de que os elementos estão livres. ASME VIII PG-136 - As válvulas para serviços com ar, água acima de 60ºc, ou vapor, deve ter um dispositivo adequado de levantamento. § Nota: Acionar somente quando a pressão estiver acima de 75% da Pressão de Ajuste (PA).

Esqueleto de uma válvula de segurança:



Pressão de Operação

Pressão em libras por polegada quadrada (psi) à qual o vaso está normalmente submetido em serviço. Deve ser prevista uma margem adequada entre a pressão de operação e a máxima pressão de trabalho permissível (PMTP).

Pressão Máxima de Trabalho Permissível

É a pressão máxima de trabalho calibrada permissível em um vaso, à temperatura designada. Um vaso não pode ser operado acima desta pressão ou seu equivalente a qualquer temperatura do metal, que não seja a utilizada em seu projeto; logo, para aquela temperatura do metal, é a pressão mais elevada na qual a válvula de segurança da pressão primária é ajustada para abrir.

Pressão de Abertura

Expressa em libras por polegada quadrada no manômetro, a pressão de abertura é a pressão de entrada na qual a válvula foi ajustada para abrir sob condições de serviço. Em serviço com líquido, a pressão de abertura é determinada pela pressão de entrada na qual a válvula começa a descarregar um fluxo contínuo de líquido. Em serviço com gás ou vapor, a pressão de abertura é determinada pela pressão de entrada na qual a válvula irá "subir" sob condições de serviço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário