quarta-feira, 30 de maio de 2018

Ensaio Não Destrutivo

Os ensaios não destrutivos são técnicas altamente valiosas, uma vez que permitem o controle das propriedades dos materiais, com economia de tempo e dinheiro, e permitem que o material testado volte intacto para o local de trabalho após a inspeção. Métodos comuns de END incluem ultra-som, partículas magnéticas, líquido penetrante, radiografia e ensaios por correntes de Foucault (correntes parasitas). END são uma ferramentas comumente usada em engenharia forense, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia civil, sistemas de engenharia, engenharia aeronáutica, medicina e arte.
Abaixo vamos falar um pouco dos mais populares ensaios não destrutivos.

Líquido Penetrante

O Líquido penetrante é um teste utilizado para detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade. O LP também é utilizado para detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.
O liquido tem a capacidade de entrar e após limpeza e aplicação de revelador (talco) vai evidenciar qualquer descontinuidade do objeto, trincas, grotas, revenimento, costuras, laminações, fadigas de material, corrosão, etc.

Este processo se da pelo fenômeno da capilaridade que é a penetração do liquido em áreas extremamente pequenas, sendo assim, pode ser altamente influenciado pelo estado de limpeza do objeto inspecionado, prejudicando a que se destina.


Ultrassom

O teste por meio ultrassom é considerado um ensaio não destrutivo, onde o feixe de ultrassom é introduzido no material. Este teste é utilizado para verificação de descontinuidades no interior de pecas metálicas, plásticas e cerâmicas e para a medida de espessura. Trata-se de um procedimento cuja interpretação de resultados é extremamente difícil. Com ele conseguimos identificar qualquer descontinuidade, superficial, sub-superficial e interna.
Os profissionais que aplicam este teste tem formação especifica, onde a carga horária de aula e pratica de anos de experiência contam para poderem se atualizar e galgar os próximos níveis de aplicação do ensaio por meio de ultrassom. Atualmente existem 03 níveis de profissionais, níveis que possuem subníveis também.













Teste de Estanqueidade

A palavra estanqueidade é um neologismo, refere-se a algo que não vaza. Este teste é feito com a pressurização dos equipamentos com ar e visa detectar vazamentos. Um teste comum de estanqueidade praticado por todos, é a verificação de vazamento de gás GLP com o uso de agua e sabão.

Ensaio de Caixa de Vácuo

A caixa de vácuo e um equipamento utilizado para realização de ensaio não destrutivo, cuja função e identificar vazamentos. Normalmente aplicado em fundo de tanques de armazenamento na região de soldas e junções.


 
Ensaio Visual Externa

É um método de inspeção bem comum, feito através da pura observação, podendo-se utilizar ferramentas como lupas, microscópios, réguas, gabaritos e etc. Serve para avaliar as condições externas da instalação, determinação de tamanho, forma, acabamento, ajustes, existências de trincas, poros, existência de corrosão, pintura, entre outros.




Disponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_n%C3%A3o_destrutivo
 Disponivel em: http://www.stdengenharia.com.br/biblioteca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário