quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

NR 13

Planta nova ou em parada para manutenção? Fique em dia com as inspeções NR 13, de vasos de pressão e caldeiras. 

Nós da STD Engenharia, atuamos nas inspeções iniciais e periódicas dos equipamentos, além da reconstituição dos prontuários e livro registro. Mantendo sua documentação em dia e recomendando o que é necessário para o equipamento operar em segurança e dentro dos padrões permitidos pela norma.


O que é uma Caldeira:
 
É um vaso de pressão cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.             

Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens: válvula de segurança com pressão de abertura ajustada na PMTA, instrumento que indique a pressão do vapor acumulado (manômetro) injetor ou outro meio de alimentação de água, independentemente do sistema principal, em caldeiras e combustível sólido, sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis, sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente. Inspeção anual de todo equipamentos, tubulações e válvulas segurança e alivio, confecção livro, prontuário e projeto de fabricação, feito por profissional habilitado (PH).


Vasos de pressão:


São todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressão internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.
No Brasil, após a publicação da NR 13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.

Constitui risco grave e iminente a falta de calibração e inspeção das válvula ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada na PMTA, instalada diretamente no vaso ou no sistema que o inclui, dispositivo de segurança contra bloqueio inadvertido da válvula quando esta não estiver instalada diretamente no vaso, instrumento que indique a pressão de operação.
Pressão Máxima de Trabalho Permitida – PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível – PMTA, é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais empregados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.


Definição da NR 13 – Caldeiras e 
Vasos de Pressão


A Norma Regulamentadora NR 13 é uma norma 

de caráter compulsório, tem força de lei e visa à proteção do trabalhador. Sua utilização é obrigatória para toda entidade e/ou instalação existente em território brasileiro. Ela estabelece responsabilidades e parâmetros relativos à instalação, segurança de operação, segurança na manutenção e inspeção de segurança de caldeiras e vasos de pressão. Pesquisas demonstram que a maior freqüência de acidentes por falha ou falta de válvulas de segurança tem ocorrido em tubulações pressurizadas. Os vasos de pressão aparecem em segundo lugar e finalmente as caldeiras em terceiro. É muito importante verificar sempre no prontuário do equipamento qual a norma construtiva (ASME, BS, DIN, JIS, Ad-Merkblatt ou outras), antes de especificar a válvula de segurança, que deve seguir o mesmo padrão do vaso.

Campo de Aplicação da NR 13
Todos os vasos de pressão enquadrados no anexo III do manual da NR-13, inclusive aqueles considerados como equipamentos auxiliares de unidades pacotes como amortecedores de pulsação de compressores e de bombas, filtros ou resfriadores de óleo, que não estejam intimamente ligados a turbinas, geradores, motores, etc.

Prontuário
Toda caldeira e vaso de pressão devem possuir um Prontuário, a ser fornecido pelo fabricante ou reconstituído por profissional habilitado (PH) contendo:

a) Código de projeto e ano de edição;

b) TAG e categoria do vaso;

c) Características funcionais e ano de fabricação;

d) Conjunto de desenhos e demais dados necessários para monitoramento da sua vida útil (desenho 
conjunto, desenho de detalhes, mapa de solda, conexões, suportes, etc);

e) Memória de cálculo (determinação da PMTA);

f) Dados dos dispositivos de segurança;

g) Procedimentos utilizados na fabricação (EPS, RQPS, Qualificação de Soldadores/Operadores, tratamento térmico, teste hidrostático);

h) especificação dos materiais;
A inspeção de Segurança de Vasos de Pressão deve ser executada em seu local definitivo de operação e devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária.
A inspeção de segurança inicial deve ser feita em vasos novos, antes da sua entrada em funcionamento, no local definitivo da instalação, devendo ser realizada uma inspeção externa, inspeção interna e teste hidrostático, considerando algumas limitações citadas na NR-13. Envolve a analise da documentação do equipamento (prontuário e do livro de registro de segurança), verificação dos dados da placa de identificação, checagem de conformidade entre a documentação e o equipamento e elaboração do Relatório Preliminar. Portanto, qualquer irregularidade entre o equipamento, placa e prontuário, será motivo de não conformidade até que seja solucionado.
Caso Vaso de pressão não tenha nenhuma documentação do fabricante (Vasos fabricados antes da Norma Regulamentadora n° 594/2014 de 24/08/2014, terá que ser confeccionado na próxima inspeção periódica, por Profissional Habilitado (PH).

                                 https://pt.wikipedia.org/wiki/Caldeira
          
         Norma Regulamentadora Ministério Trabalho. NR 13
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário