quarta-feira, 18 de maio de 2016

Calibração das Válvulas e Manômetros

Sua empresa possui equipamentos que utilizam Válvulas de Segurança e Manômetros?
Fique atento com a integridade destes equipamentos, bem como a vigência de seus prazos de calibração e a rastreabilidade de seus certificados.  A STD realiza as calibrações destes equipamentos, que podem ser executados em laboratório próprio da STD, bem como nas instalações de nossos clientes.

Todos os certificados emitidos pela STD são rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração - RBC - Inmetro.


As válvulas de segurança e de alívio devem ser acionadas evitando graves acidentes. Ambos os equipamentos fazem parte dos requisitos mínimos em instalações industriais e somente calibrados e devidamente instalados garantem o atendimento as normas vigentes.

Manômetros são equipamentos importantíssimos para a garantia da segurança de todo processo industrial. Através dos manômetros pode-se monitorar as pressões de trabalho e em caso de sobre pressão, válvulas de segurança e de alívio devem ser acionadas evitando graves acidentes. Ambos os equipamentos fazem parte dos requisitos mínimos em instalações industriais e somente calibrados e devidamente instalados garantem o atendimento as normas vigentes e a segurança.

·      Determinação de um intervalo de calibração do Manômetro:

Para garantir que as medições corretas possam ser realizadas de forma permanente, os equipamentos de medição devem ser monitorados e calibrados em intervalos regulares. Este período de tempo corresponde ao intervalo de calibração ou frequência de calibração. O usuário de um item de calibração é o único responsável pela definição do intervalo de calibração exata. Existem, no entanto, muitos fatores que afetam a determinação do intervalo de calibração. Eles incluem, por exemplo, as incertezas de medição necessárias, definição de normas e diretivas, as condições de funcionamento dos equipamentos de inspeção, frequência de uso, os custos subsequentes causados por medições usando um equipamento com defeito e as recomendações do fabricante.

·      Prazos de calibração da Válvulas de Segurança e Alívio:

As válvulas devem ser calibradas periodicamente ou, em atendimento à NR-13, no máximo na vigência do ensaio Visual interno do equipamento a qual está ligada.

Referência: Disponível em: http://www.stdengenharia.com.br/calibracoes.html

Um comentário: