terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Ensaio Visual de Solda

O ensaio visual foi o primeiro método de ensaios não-destrutivos aplicado pelo homem.
A inspeção visual tem grande importância na condução de outros ensaios, como por exemplo, no ensaio de Líquido Penetrante nas soldas, de estruturas e de componentes. Cada tipo de inspeção visual necessita de um profissional com conhecimentos práticos, treinado e qualificado através de provas.

O ensaio visual é executado por uma série de inspeções visuais sobre as superfícies dos objetos avaliados. Dessas inspeções visuais é gerado um laudo sobre a aparência da superfície, formatos, dimensões e descontinuidades grosseiras sobre as mesmas.

O menor tamanho de uma descontinuidade superficial que pode ser visível pelo olho normal, depende de uma série de fatores, tais como:

a) limpeza da superfície b) acabamento da superfície c) nível de iluminação da superfície d) maneira de iluminar a superfície e) contraste entre a descontinuidade e o resto da superfície.

As variáveis enumeradas com (c) e (d), nós podemos sempre controlar, de modo que um bom inspetor sempre exige "boa luz” e "posição da luz".

O tipo de luz usada também tem importante influência sobre o êxito da inspeção visual. A luz branca natural é amplamente usada por razões óbvias, mas nos recintos fechados das fabricas merece toda a atenção à escolha do tipo de iluminação e a forma e disposição dos pontos luminosos.

Na inspeção em recintos fechados, a lâmpada elétrica atrás do inspetor (para não ofuscar), produz melhores resultados do que o foco da lanterna de pilhas. Nas inspeções visuais de peças acabadas e de alta responsabilidade é comum se usar luz monocromática.

Outro grande fator de fracasso na inspeção visual é devido à fadiga visual dos inspetores em serviços longos, examinando os mesmos tipos de materiais. O treinamento dos inspetores deve ser acompanhado sempre por oftalmologistas, para exame dos inspetores em serviço, duas ou mais vezes por ano.

CURSO DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS - INSPEÇÃO VISUAL Elaboração: Raimundo Sampaio desempenho dos inspetores visuais.

1 CLASSIFICAÇÃO NAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE INSPEÇÃO VISUAL

A inspeção visual é um método subjetivo executado com uso da visão auxiliada ou não por instrumentos óticos. Como as informações obtidas dependem de uma série de fatores complexos e de difícil qualificação, tais como, acuidade atenção, conhecimento e interpretação dos resultados não são mensuráveis.
Uma boa inspeção visual deve ser feita antes da aplicação de qual quer método de ensaio-não-destrutivo.


1.1 Direto

É a inspeção executada apenas com a visão desprovida de extensões auxiliares especiais e permite identificar rapidamente defeitos de forma geométrica ou posicionamento do objeto antes de realizar qualquer outro tipo de ensaio. Além do mais, permite detectar defeitos, quando, por exemplo, um inspetor examina a qualidade de uma solda: presença ou ausência de trincas, posição e orientação relativa das trincas, ocorrências de porosidade superficial, etc.

Para detecção e avaliação de pequenas descontinuidades com o método de ensaio visual direto o angulo de observação em relação à superfície a ser ensaiada não deve ser inferior a 300, e sua distância do olho do observador ao local do ensaio não deve ser superior a 600mm.

1.2 Remoto Na inspeção visual o olho humano é auxiliado por uma série de instrumentos óticos. Esses instrumentos desempenham funções importantes seja para compensar a acuidade do olho humano, seja para permitir a inspeção visual em locais de difícil acesso da peça metálica. Conjunto, parte ou componente complexo.
  

Basicamente toda inspeção realizada pela equipe da STD é iniciada por uma inspeção visual detalhada, atentando-se para problemas de fabricação, projeto e problemas relacionados à desgaste ou degradação dos equipamentos. À partir de uma inspeção visual detalhada, pode-se definir quais técnicas complementares poderão ser utilizadas a fim de rastrear, identificar e dimensionar o defeito.


Referência: Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2agAE/apostila-inspecao-visual

Nenhum comentário:

Postar um comentário